quinta-feira, 17 de maio de 2007

CHOCOLATE-QUENTE

Quando chega o inverno é um problema pra nós sorveteiros, amargamos seis longos meses de vendas baixas, e pra compensar essa queda nas vendas de sorvete e picolés, colocamos pra funcionar a criatividade. Aqui mesmo a gente costuma servir, milho cozido, mingau de milho verde, pamonha, canjica, já que a época é propicia, e o famoso chocolate-quente, esse que nós fazemos com muita dedicação é apreciado por muitos dos nossos clientes que aqui toma sorvetes o ano todo. Temos o prazer em informar como preparamos o nosso chocolate-quente: leite de coco, cacau em pó, polvilho, extrato de malte, açucar, sal e leite condensado. Também é o maior prazer em enviar a quantidade dos ingredientes, caso vocês queiram. Do contrário venham tomar aqui mesmo.
A minha próxima publicação será um comentário sobre uma certa praça de Valença.


Até lá.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

SORVETE OU CERVEJA?

Nós não temos costume de tomar sorvetes no inverno, será porque? Um amigo meu, sorveteiro, disse que é porque o nosso povo pensa que sorvete é feito simplesmente pra matar a sede.
Na verdade as justificativas são as mais diversas; uns dizem que é porque o tempo está muito frio e não há necessidade, outros dizem que é porque sorvete no inverno resfria, etc...
Embora o consumo de sorvete caia na Europa também, mas isso é justificado pela dificuldade que o povo tenha em ir às compras. Não quer dizer que o povo Europeu deixe de consumir o sorvete simplesmente porque não se toma sorvete no inverno. Até porque o consumo médio cai em torno de 17%. Já no Brasil cai 71%, números bastante idênticos, não acham?
O meu amigo sorveteiro também disse que o consumo na Europa se mantém quase o mesmo, porque lá o povo consome sorvete como um costume alimentar.
De uma coisa eu tenho certeza, um país pobre que não pode se alimentar com o básico, que é feijão, arroz, carne, verduras etc... Naturalmente não vai conseguir colocar no seu cardápio o sorvete como uma opção alimentar.
E tudo isso me faz lembrar do sr. Edivaldo, que chegou a nossa sorveteria com sua prole e Senhora. Dia chuvoso e frio, a garotada toda feliz, cada um pedia seu sorvete de um sabor, e faziam aquela algazarra. Pensei comigo; está ai uma familia que não pensa como o meu amigo sorveteiro falou. Quando de repente sua Senhora perguntou: "Edivaldo, não vai tomar um sorvete?" E ele respondeu; "eu não sou nenhum doido pra tomar sorvete com esse frio". Voltei a pensar; ele tem razão, afinal está muito frio pra se tomar sorvete.
Quando terminou a farra da criançada, e que farra! Seu Edivaldo cumpriu o seu papel de cidadão, pagando a despesa. Agradeci a todos e desejei um feliz final de semana. Seu Edivaldo retribuiu a congratulação, e disse: "essa foi a farra deles, agora é a minha, vou até o bar de seu Tonho tomar uma cervejinha estúpidamente gelada.?????????????????????????????????????????


Volto pra falar de chocolate-quente.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Crocante branco

Leite, chocolate branco, açucar, creme de leite, leite em pó integral, extrato de malte e muito amor. É assim que é feito a calda do picolé de crocante branco, para em seguida dar um banho com cobertura de chocolate branco.
Uma maravilha! Venha conhecer.
Prometo falar mais sobre ele na próxima vez.


Até a próxima.