sábado, 10 de março de 2007

O VERDADEIRO COCO VAI SUMIR

Todas as vezes em que vou fazer picolé ou sorvete de coco, é sempre um tormento para mim, pois está acontecendo um fenômeno com essa nossa fruta tão característica do Brasil, já fomos simbolizados por ela em muitos lugares do mundo.
Antigamente o nosso coco era um só tipo, depois vieram outras variedades produzidas com enxerto, mais pela necessidade de ter uma fruta com bastante agua, a qual funciona como um soro para dias quentes.
Muito embora esse coco de enxerto tenha essa característica boa, pois evita a desidratação em dias quentes. Por outro lado ele tem uma influência ruim na polinização com o nosso coco comum, porque dai vira uma nova geração do fruto, a qual não é interessante para nós sorveteiros.
Primeiro vamos falar das características de cada tipo de coco; o comum é o melhor tipo para doces, sorvetes picolés e culinária caseira, sua copra é grossa e o seu leite mais saboroso, desde o principio sempre demos maior preferência por sua copra, pouco usava-mos sua agua que era em pouca quantidade, e servia como um grande remédio para desidratação, principalmente no verão. Dai veio a necessidade de se desenvolver um fruto com maior quantidade de agua, e junto a nossa dor de cabeça, pois a polinização feita por insetos, está desenvolvendo um outro tipo de coco, o chamado "anão gigante", que também só serve para extrair agua, pois sua copra é fina e de péssima qualidade.
Bem meus amigos, com isso nosso fruto nativo está dando espaço a outros tipos de coco e a tendência dele é sumir com sua principal característica; a copra grossa e saborosa.
Hoje já sinto uma certa dificuldade em encontrá-lo. Como fui descobrindo que havia uma certa diferença entre um coco e outro, passei a ser exigente na escolha dos nosso frutos, mas tenham certeza de uma coisa, em nossa sorveteria ainda estamos produzindo sorvetes e picolés com o verdadeiro coco ou seja o "comum".
Se algum dia você querer ver a tal diferença, pode me procurar que eu vou te mostrar.
Também quero dizer que um pouco dessa descoberta, foi o nosso amigo Carlos Rosas Queiroz {o cabra que mais entende de agricultura por dedicação}que me informou.
Vou continuar a primar pela qualidade até onde a natureza me beneficiar.


Um abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa postagem tem que voltar... Isso é muito importante... Nossos pais abraçaram a causa do Mico Leão Dourado(um macaco em extinção) e nós estamos pensando em abraçar essa do coco legítimo... Será que esse quadro não mudou?